quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Configuração do Active Directory no Server 2012


Olá Pessoal,

Neste post vamos configurar um domínio utilizando o Active Directory no Windows Server 2012. Neste caso não vou inserir no post coisas básicas como definir manualmente um endereço de IP para o servidor e renomear o servidor antes de iniciar o processo, não que isso seja uma "Regra" mas são sim boas práticas que podem eliminar e até ajudar a resolver alguns futuros problemas.

Bom, após a instalação do Server vamos ao que realmente nos interessa:

1 - Ao iniciar o servidor esta será a nossa primeira tela onde vamos procurar pela opção "Server Manager" e assim darmos início em nossa instalação.

2 - Após abrir o "Server Manager" conforme nos mostra a figura abaixo vamos clicar na opção "Add Roles and Features" para assim adicionarmos a Role do Active Directory.

3 - Esta é a tela de boas vindas e algumas informações básicas, pode clicar na opção "Next"  para avançarmos.

4 - Aqui temos as opções de instalarmos o serviço de Remote Desktop Services onde podemos virtualizar desktops e o painel de instalação de Roles e Features, marcamos então a opção "Role-based or feature-based installation" e clicamos em "Next".

5 - Nesta opção vamos indicar em qual servidor será instalada a nossa Role de Active Directory, para isto selecionamos o nosso servidor e clicamos em "Next".

6 - Como podemos visualizar nas duas seguintes figuras marcamos a opção "Active Directory Domain Services" e na figura abaixo as Features que são necessárias para que a instalação seja executada com sucesso.

7 - Nesta opção podemos selecionar mais algumas Features que estão disponíveis, em nosso caso vamos selecionar a opção "Group Policy Management" onde podemos configurar diversas políticas para o nosso domínio.

8 - Nesta próxima tela  é nos passado um breve resumo de como funciona o serviço de Active Directory, após a leitura podemos clicar em "Next".

9 - Esta é a tela de confirmação onde verificamos efetivamente tudo que selecionamos para a instalação. Caso estejam corretas as opções pode clicar em "Install".
Obs.: Existe a opção de marcarmos a "checkbox" onde nos informa que o server vai ser reinicializado automaticamente que neste caso não vamos marcar.

10 - Após a instalação ser concluída com sucesso podemos clicar em "Close" para finalizarmos efetivamente a instalação da Role.

11 - Para reiniciarmos manualmente o servidor posicionamos o mouse no canto direito de nossa tela onde vão aparecer algumas opções conforme nos mostra a imagem abaixo. Podemos clicar na opção "Settings".

12 - Após a opção "Settings" ser selecionada existe um botão chamado "Power" onde nele nos abre outras opões como "Shut Down (Desligar)" e "Restart (Reiniciar)", em nosso caso vamos clicar na opção "Restart".

13 - Aguardamos a reinicialização completa do servidor.

14 - Após iniciarmos novamente o server o "Server Manager" vai abrir com um alerta onde diz que precisamos configurar nosso domínio, para isto clicamos no alerta e na opção de "Promote this server to a domain controller (Promover o servidor a um controlador de domínio)".

15 - Na tela a seguir marcamos a opção "Add a New Forest" pois vamos criar uma nova floresta e um novo domínio e logo abaixo especificamos o nome que daremos ao nosso domínio que em nosso caso é "Layer3.local", após essas informações clicamos na opção "Next" para avançarmos com a configuração.

16 - Esta é uma opção muito importante da instalação pois vamos definir os níveis funcionais da floresta e do domínio, é importante lembrar que os níveis de floresta e domínio devem ser preenchidos de acordo com a ultima versão de server que você tem em seu parque. Caso esteja utilizando um outro servidor com Windows Server 2008 é preciso selecionar as opções de "Windows Server 2008" pois se marcar a opção de Server 2012 a comunicação não será efetuada com sucesso o que pode nos causar muitos problemas. Em nosso caso como só teremos Windows Server 2012 em nosso parque deixamos as opções conforme o nosso sistema operacional. Esta é a tela também onde vamos dizer que o nosso servidor vai ser um servidor de DNS, para isso vamos marcar a opção "Domain Name System (DNS) Server" e logo abaixo definirmos nossa senha de restauração caso seja necessária uma restauração futura em nosso Active Directory. Após definirmos estas opções conforme a nossa necessidade clicamos em "Next".

17 - Como em nosso caso este é o primeiro servidor de nosso parque não podemos informar que temos uma outra zona de "DNS", então podemos clicar em "Next" e avançar.

18 - Abaixo definimos o nome "NetBIOS" de nosso domínio que em nosso caso vai ser "Layer3" e clicamos em "Next".

19 - Esta é a parte onde definimos o local onde o sistema vai guardar as informações de log e base de dados do nosso Active Directory que em nosso caso vamos deixar o padrão.

20 - O Windows Server 2012 nos disponibilizou uma opção que é muito interessante. A tela abaixo nos mostra o resumo de todas as configurações definidas anteriormente para que nosso domínio seja criado com sucesso, porém ele nos permite acesso a uma opção a mais que é "View Script" onde nos gera um script completo de todas as configurações que definimos até o momento para o nosso domínio, este script podemos utilizar se em algum momento quisermos instalar um novo servidor por exemplo via Windows Power Shell. Pois bem, após conferirmos o resumo e nos certificarmos que nossa configuração esteja correta podemos clicar em "Next".

21 - Nesta tela o sistema faz uma checagem dos requisitos mínimos para que tenhamos uma instalação saudável, caso obtenha sucesso nesta checagem clique em "Install" para que a instalação prossiga.

22 - Após a instalação ser concluída o servidor será reiniciado.

23 - Após a reinicialização vamos entrar em nosso sistema com a conta "Administrator" que definimos a senha na instalação de nosso servidor.
Obs.: Percebam que "Layer3\Administrator" significa que nosso domínio foi configurado com sucesso e estamos efetuando "login" nele neste momento.

24 - Após entrarmos no sistema vamos clicar na opção "Active Directory Users and Computers" para iniciarmos assim nosso domínio e as configurações necessárias para o nosso ambiente.

25 - Por fim este é o mais novo Active Directory que a Microsoft nos disponibiliza até o presente momento, apenas por curiosidade vamos até a opção "Domain Controllers" para verificarmos se o nosso servidor aparece efetivamente em nosso cenário.

Então pessoal, gostaram?

Esperamos que seja um post de grande utilidade para todos pois esta é uma tecnologia fantástica para mantermos nosso ambiente seguro, organizado e que fique bom para o nosso gerenciamento.

Quero lembrar a todos vocês que estamos a disposição caso tenham alguma dúvida ou comentário em relação ao post, deixem um comentário que vamos responder assim que possível.

Grande Abraço a todos.